terça-feira, 6 de novembro de 2012

FALÁCIAS, FALÊNCIAS E FALECIMENTOS.

O poder da palavra proferida.

As notícias (boas ou ruins) percorrem o cyberspaço com velocidade impressionante.
Momento propício para a releitura de uma parábola:

 


Em uma cidadezinha de um país europeu, havia uma senhora com idade já avançada.
Todos a conheciam e evitam seu convívio.
Ocorre que um dia ela resolveu entrar na Igreja do povoado e se confessar.
Ao ajoelhar-se no degrau do confessionário, o padre confessor lhe perguntou:
- O que a traz aqui, cara paroquiana?
- Senhor padre, a sua benção! Eu vim até aqui porque sou uma pecadora.
- Todos nós somos... Irmã. Mas, prossiga!
- Sabe... Eu prejudiquei muita gente nesta minha vida desalmada. Por minha causa, um colega de trabalho foi despedido por justa causa! Ele era um empregado exemplar... Tinha três filhos e foi preso por roubo. Perdeu o emprego, a mulher e o respeito dos filhos. Acabou suicidando-se na cela da prisão. Isso foi um mal muito grande, padre!
- Foi sim, minha filha... Mas prossiga...
Então eu fiz uma intriga entre marido e mulher. Enchi a cabeça da moça com a idéia de que o marido ficava com outra mulher mentindo que fazia hora extra no trabalho. Eles discutiram, brigaram se agrediram e acabaram se separando. Hoje ela casou com outro e ele constituiu outra família, depois de se tornar um dependente do álcool.
- Mas isso foi uma atitude muito grave de sua parte, senhora!
- Sim, foi... Como estou arrependida! Mas não fico por aí... Eu fui causadora da falência de uma empresa, quando falei para toda a vila que eles enganavam, roubavam os clientes! Um deles ficou muito doente e acabou morrendo. O outro enlouqueceu. O que eu devo fazer agora, padre?
Minha cara: a sua consciência deve estar pesadíssima. Mas dá-se um jeito.
- Peça a penitência que quiser padre! Eu mereço, preciso aliviar minha consciência.
- Pois bem, quero saber uma coisa:
- Diga padre!
- A senhora tem um travesseiro de penas?
- Sem dúvida! Tenho, sim, mas por quê?
- A senhora conhece aquele morro lá nos limites da cidade, não? O lugar mais alto de nossa terra. De onde se observam os rios, as matas e os pássaros voando ao redor...
- Claro, conheço, sim! O que propõe?
- Proponho que suba com seu travesseiro nas mãos e chegando ao alto do morro, rasgue seu travesseiro e deixe escapar as penas ao vento. Depois que espalhar bem, volte aqui com a fronha.
- Só isso, padre?
- Sim; estará concluída a primeira parte da penitência.
- Assim farei; muito obrigada, Senhor!
E saiu da Igreja determinada a cumprir a penitência.
Dias depois, ela voltou ao confessionário com a fronha na mão.
- Pronto padre! Cumpri com a penitência!
- Chegou a hora de realizar a segunda parte da sua redenção: volte até o local onde se espalharam as penas e recolha todas uma por uma; reencha seu travesseiro com as penas que se soltaram.
- Mas isso é impossível, senhor padre! Como posso? O vento carregou-as até o riacho, as aves levaram para forrar os ninhos, o gado pisoteou e até defecou em outras... Jamais poderei recolher todas as penas de volta ao travesseiro!
- Pois é, cara paroquiana... As pessoas que a senhora prejudicou, também jamais recuperarão o que perderam. Aquele que cometeu o suicídio, assim como aquele que morreu doente, não ressuscitará; o marido não voltará para a esposa que está com outro esposo e outros filhos, a empresa não terá mais capital para se reerguer, até porque um dos sócios já não vive...
- Por isso, muito cuidado com o uso da palavra. Ela tem o poder de destruição sem limites, uma força imensurável, que causa a dor, a discórdia e a infelicidade nos outros.
- Volte para sua casa e reflita sobre isso... E que Deus se apiede da senhora.

(Parábola de autoria desconhecida com adaptação de Dilson Nunes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manifeste seu comentário