O Sermão da montanha
(versão para educadores, de autoria desconhecida, readaptada por mim)
– Minha homenagem ao Dia do Professor.
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
– Em verdade, em verdade vos digo:
– Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
– Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
– Felizes os misericordiosos, porque eles...
Pedro o interrompeu: – Mestre! Vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou: – É pra copiar?
Felipe lamentou-se: – Esqueci meu tablet!
Bartolomeu quis saber: – Vai cair na prova?
João levantou a mão: – Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou: – O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se: – Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou: – Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou: – Vai valer nota?
Tiago Menor, (navegando na internet) reclamou: – Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão, o zelote gritou nervoso: – Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto?
Mateus (entretido com o celular) queixou-se: – Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Alguns fariseus, que nunca tinham estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomaram a palavra e dirigiram-se a Jesus, dizendo:
– Isso que o senhor está fazendo é uma aula? E além de dar aulas, o senhor também trabalha?
– Onde estão o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
– Quais são os objetivos gerais e específicos?
– Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou: – Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
– E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
– Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus: – Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
– Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
– E vê lá se não vai reprovar alguém!
E, foi nesse momento que Jesus disse: – "Senhor, por que me abandonastes?...”.
(versão para educadores, de autoria desconhecida, readaptada por mim)
– Minha homenagem ao Dia do Professor.
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
– Em verdade, em verdade vos digo:
– Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
– Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
– Felizes os misericordiosos, porque eles...
Pedro o interrompeu: – Mestre! Vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou: – É pra copiar?
Felipe lamentou-se: – Esqueci meu tablet!
Bartolomeu quis saber: – Vai cair na prova?
João levantou a mão: – Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou: – O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se: – Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou: – Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou: – Vai valer nota?
Tiago Menor, (navegando na internet) reclamou: – Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão, o zelote gritou nervoso: – Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto?
Mateus (entretido com o celular) queixou-se: – Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Alguns fariseus, que nunca tinham estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomaram a palavra e dirigiram-se a Jesus, dizendo:
– Isso que o senhor está fazendo é uma aula? E além de dar aulas, o senhor também trabalha?
– Onde estão o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
– Quais são os objetivos gerais e específicos?
– Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou: – Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
– E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
– Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus: – Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
– Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
– E vê lá se não vai reprovar alguém!
E, foi nesse momento que Jesus disse: – "Senhor, por que me abandonastes?...”.
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