domingo, 14 de outubro de 2012

SER PROFESSOR NOS DIAS DE HOJE...



O Sermão da montanha
(versão
para educadores, de autoria desconhecida, readaptada por mim)
– Minha homenagem ao Dia do Professor.


Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
– Em verdade, em verdade vos digo:

– Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
– Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
– Felizes os misericordiosos, porque eles...

Pedro o interrompeu: – Mestre! Vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou: – É pra copiar?

Felipe lamentou-se: – Esqueci meu tablet!

Bartolomeu quis saber: – Vai cair na prova?

João levantou a mão: – Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou: – O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se: – Foi o outro Judas que perguntou!

Tomé questionou: – Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou: – Vai valer nota?

Tiago Menor, (navegando na internet) reclamou: – Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão, o zelote gritou nervoso: – Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto?

Mateus (entretido com o celular) queixou-se: – Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Alguns fariseus, que nunca tinham estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomaram a palavra e dirigiram-se a Jesus, dizendo:
– Isso que o senhor está fazendo é uma aula? E além de dar aulas, o senhor também trabalha?
– Onde estão o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
– Quais são os objetivos gerais e específicos?
– Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou: – Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
– E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
– Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus: – Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
– Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
– E vê lá se não vai reprovar alguém!

E, foi nesse momento que Jesus disse: – "Senhor, por que me abandonastes?...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manifeste seu comentário